Erro 1: “Erro durante processamento de arquivos”

Quando tentamos abrir uma planilha do Infer 32 e surge este tipo de tela de erro:

Erro durante processamento do arquivo:
C:\\Users\”nome do usuário”\”endereço do arquivo”\arquivo.IW3
Erro durante leitura do arquivo.

Significa que o documento foi salvo onde há um documento com o mesmo nome (geralmente um relatório do INFER32 exportado) e o programa encontra problemas em sobrescrever o arquivo antigo. Este arquivo não poderá ser recuperado.

A partir deste ponto, sempre salve os arquivos na opção de “gravar Como…” diferenciando cada uso do arquivo com nomes como “arquivo 1.IW3”, “arquivo 2.IW3”, “arquivo 3.IW3”, etc. Caso não precise da versão antiga, proceda normalmente com a exclusão.

Erro 2: “Ocorreu uma falha no processamento”

Quando ocorre o problema:

OCORREU UMA FALHA NO PROCESSAMENTO.
O SEU COMANDO NÃO PÔDE SER EXECUTADO.
(PROSSEGUIR) (ENCERRAR PROGRAMA).

Na configuração do relatório (formatos de Texto/Tabelas, formatos de Gráficos, etc), é recomendado que, ao invés de se editar os itens do relatório pela opção Configurações > Configurar Relatório, que se dê um clique duplo sobre cada item já com o relatório gerado, que se queira editar.

Cada tabela, gráfico, etc, pode ser editado diretamente na tela de visualização do relatório desta forma, e as opções de Selecionar ou desmarcar os Itens Disponíveis pode ser feito normalmente.

Erro 3: na Gravação de Planilhas

O erro na gravação da planilha está relacionado às autorizações do usuário sobre o Windows. Para tanto, é necessário que o usuário tenha privilégios de administrador e é altamente recomendado desabilitar o Controle de Contas de Usuário, seguindo os seguintes passos:

  • Acesse o Painel de Controle e digite “UAC” na barra de pesquisas.
  • Clique em Alterar Configurações de Controle de Contas de Usuário e delecione a opção “Nunca me notificar”.
  • Reinicie o computador em seguida.

Caso o problema persista, adicione autorizações de usuários na pasta do INFER32 da seguinte forma:

  • Localize a pasta “C:\Infer32”, clique com o botão direito sobre a pasta, vá em Propriedades. Na aba Segurança, clique em cada Nome de Grupo de Usuários, marque a opção “Controle Total”, Aplicar e Ok.
  • Clique em “Adicionar”, digite a palavra “Todos” e dê Ok. Marque para este grupo a opção de “Controle Total”, Aplicar e Ok.
  • Entre na pasta, procure o programa “InferW32”, clique com o botão direito sobre ele e selecione Propriedades. Na aba Compatibilidade, selecione a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade”, marcando a opção “Windows XP Server Pack 3”, ou uma versão anterior. Marque também a opção de “Executar/Abrir como Administrador”.

Caso o problema persista, reinstale o Infer32.

Erro 4: na Ativação da Licença

Este problema é causado pela ausência de autorizações de usuário em um computador, seja por estar habilitado o Controle de Contas de Usuários ou o usuário não ser um administrador. Abaixo, segue solução abaixo:

  • Na pasta onde foi instalado o INFER32 (por padrão esta pasta fica em C:\INFER32), procure pela pasta “programas”. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do “zap32.exe” e vá em Propriedades. Na aba Compatibilidade, selecione a opção “Executar este programa em modo de compatibilidade”, marcando a opção “Windows XP Server Pack 3”, ou uma versão anterior. Marque também a opção de “Executar/Abrir como Administrador”. Repita o precidimento com o arquivo “inferw32.exe”.

OBS.:  Alguns programas de antivírus (como o Avira) informam que o INFER32 é um vírus. Isto é um “falso positivo”, para uma instalação/licenciamento bem sucedida desative-o temporariamente. Caso não seja seguido estas recomendações o licenciamento do software pode não acontecer como deveria e o software não ser licenciado.

  • Ao final, abra novamente o Zap32 e confira se o Código de Registro é o mesmo. Caso seja, insira a mesma Contra-Senha fornecida anteriormente. Se for diferente, envie o Código de Registro por e-mail para suporte@ariainformatica.com.br para receber a nova contra-senha.