Como fazer o INFER Plus utilizar todos os meus regressores?
O Infer32 é um gerador de modelos matemáticos que irá exibir uma janela com os 50 melhores modelos conforme as amostragens e variáveis inseridas pelo usuário. Com isso o avaliador pode ter uma ideia de qual melhor modelo escolher levando em consideração o coeficiente de correlação, R2, números de regressores e o grau de precisão. O avaliador pode conferir neste ponto se existe algum modelo matemático que aceite mais regressores, mas isso poderá implicar em ter uma correlação menor. O ideal é observar a amostra, os outliers, o número mínimo de elementos conforme a norma utilizada, se as variáveis independentes escolhidas representam o mercado do seu imóvel avaliando ou devem ser retiradas, se outra(s) variáveis independentes devem ser adicionadas, se a variável dependente está devidamente configurada no Infer32 (clicando com o botão direito sobre ela e escolhendo a opção “Definir Variável Dependente”), etc.
Os resultados na Formação de Valores estão diferentes quando uso o modelo em outros programas

O INFER Plus utiliza várias casas decimais para calcular a variável dependente e como outros programas trabalham com diferentes tipos de arredondamento, os resultados podem ser diferentes de outros programas.

Para alterar o número de casas decimais exibidas pelo programa, basta ir em Relatório > Configurar Relatório > Aba Configurações Gerais e marcar as opções de “Não limitar o número de casas decimais” e “Não converter para notação científica”.

Assim, ao consultar  a lista de Regressores do Modelo no relatório, você terá mais dígitos dos valores usados no modelo da regressão e poderá repetir os cálculos em outros programas.

Observação: É fundamental que o engenheiro, ao concluir o trabalho, apresente a avaliação do imóvel dentro do intervalo de confiança estipulado pela norma vigente. Desta forma, qualquer valor compreendido entre esses intervalos serão válidos.

Como adicionar uma variável do tipo Proxy no INFER Plus?

A variável “Proxy” conforme item 3.77 da NBR 14653-2 é “utilizada para substituir outra variável de difícil mensuração e que se presume guardar, com ela, uma relação de pertinência”.

Por exemplo: você pode utilizar valores do “CUB” para classificar “Padrão de Acabamento” do elementos da amostra e do imóvel avaliando, ainda também, índices de valores de Planta de Imposto Predial para classificar localização, e na prática há outros exemplos.

Nesse sentido, o dado que o avaliador possuir será determinante para escolher se o INFER Plus irá tratá-lo como Numérico (CUB, Índices das Prefeitura) ou Qualitativo, como exemplo.

Em outras palavras a variável “proxy” será sempre uma ou outra alternativa entre numérica ou qualitativa em qualquer programa de Inferência e cabe ao usuário escolher e configura-la, em posse das informações dos imóveis sendo avaliados.

Mensagem via Whatsapp