fbpx

– Como o Infer trata as normas e as restrições estabelecidas nela?

  • Os valores fornecidos na janela “Significâncias e confianças” representam a interpretação da Ária a respeito dos critérios definidos pela norma NBR 14653-2 bem como outras que a antecederam. Não é impossível que haja discordâncias em relação a esta interpretação. Caso alguma discordância seja levantada, avaliaremos e responderemos conforme forem surgindo.

  • Esta janela de “Significâncias e confianças” pode ser alterada pelo usuário. O usuário pode, inclusive, colocar valores incompatíveis com a norma. Isso foi feito assim para que não fosse necessário intervenção da Ária sempre que fosse feita uma alteração na norma.
  • Esta janela de “Significâncias e confianças” permite que o usuário crie uma configuração sua, particular, e grave para que seja usada nas suas avaliações. Isso pode parecer estranho mas a norma não trata de todas as significâncias e pode ser que o usuário deseje definir seus próprios critérios quando a norma não tratar deles.
  • Os cálculos do Infer usam as significâncias e confianças definidas nesta janela para fazer os cálculos dos testes estatísticos. Por isso, mesmo nos itens não tratados pela norma, é necessário que se defina os valores de significância/confiança que se deseja usar para que seja possível fazer os cálculos.
  • Os itens definidos nas normas, em seus diversos níveis devem ter marcados os quadros identificados por [ ] Normatizada em cada uma das significâncias/confianças ou critérios. Se o quadro estiver como [√] Normatizada, o Infer assumirá que aquele item está definido em norma.  Se, por outro lado estiver como [ ] Normatizada, o Infer ainda assim usará o valor de significância para os cálculos, mas assumirá que aquele item não está definido na norma.

  • Os cálculos são exatamente iguais, seja o item marcado como [√] Normatizada, quanto [ ] Normatizada.
  • Quando um item (qualquer que seja ele) estiver marcado como [√] Normatizada, no item de relatório relativo àquele item, aparecerá a mensagem indicando que aquele item está satisfazendo um critério estabelecido em norma (se o resultado assim o indicar) ou que não está atendendo um requisito estabelecido em norma (se o resultado não satisfizer os limites da norma).
  • Quando um item (qualquer que seja ele) estiver marcado como [ ] Normatizada, no item de relatório relativo àquele item, será indicado se o resultado satisfez o limite de significância/confiança ou outro critério, mas nenhuma referência a qualquer norma será colocada. Esta diferença na mensagem no item do relatório é a única diferença entre os itens marcados como normatizados ou não.
  • Nos itens em que critérios ou limites não são estabelecidos em norma, foi colocado no Infer um valor que pareceu ao corpo técnico como adequado aos demais limites daquela norma, naquele nível. Naturalmente, como estes valores não estão definidos em norma, podem ser livremente alterados pelos usuários sem que isso impacte na validade dos resultados.
  • De qualquer forma, em todos os itens de relatório onde for aplicável, é informado qual o valor da significância/confiança usado para os cálculos, de forma que aquele que estiver lendo o relatório não possa ser induzido a erro de análise por não saber baseado em que significância cada um dos itens foram calculados.