Erros de travamento, “Não existem modelos a pesquisar”, falha no processamento e outros erros

Existe uma série de erros do programa Infer32 que pode estar relacionada à forma como as amostras e variáveis são inseridas no programa. Para evitar que estes erros aconteçam, basta conferir cada um dos pontos abaixo:

  • Marque uma coluna para ser a “Variável Dependente” (o que a deixa com uma borda amarela) e a posição dela deve ser mantida sempre no lado esquerdo, ocupando a primeira coluna.
  • Desmarque a opção de Configuração > “verificar células em Branco”.
  • Defina o Objeto a ser avaliado clicando no menu Planilha > Definir objeto sob avaliação ou aperte o atalho F4 para preencher completamente as informações requisitadas nesta tela.
  • Confira se não há valores zerados em suas amostras ocupando os campos de variáveis numéricas, de equação, qualitativas e dicotômicas. Se houver, desmarque as amostras em questão.
  • As variáveis de campo texto ou data devem ser desmarcadas para os cálculos. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da variável e selecionar a opção de “Não usar esta variável”.
  • Todas as variáveis precisam ter um nome, mesmo as que não forem utilizadas.
  • O INFER32 não aceita caracteres matemáticos ( ) – + * / nos nomes das variáveis, descrições e amostras, em algumas situações apresentando erros até em variáveis não utilizadas. Estes caracteres, assim como Links da web, devem ser removidos ou renomeados.

Caso hajam linhas ou colunas que possuam valores zerados elas devem ser removidas clicando nos botões de exclusão que se encontram no lado esquerdo do Módulo de Estatísticas. Como certas planilhas .TXT importadas (ou mesmo a exclusão de linhas e colunas) costumam manter informações zeradas em colunas e linhas abaixo e à direita, é recomendado apagar as últimas linhas e últimas colunas clicando nas opções correspondentes.

Caso o problema persista, entre em contato com a Ária Informática pelo telefone (31) 3295-1538 ou whatsapp (31) 3295-1798 para conferirmos de perto o problema.