– Como encontrar as informações para formatar “A Tabela de Fundamentação da NBR 14653”?

A Tabela de Fundamentação da NBR 14653 – Parte 2 da ABNT (Tabela 1) para o método comparativo por Inferência Estatística possui 6 itens. 

 

Os itens 1 e 3 se referem à coleta de informações, qualidade da vistoria e caracterização do imóvel avaliando e dos imóveis da amostra, respectivamente:
Item 1 – CARACTERIZAÇÃO DO IMÓVEL AVALIANDO;
Item 2 – IDENTIFICAÇÃO DOS DADOS DE MERCADO.

 

Portanto, é impossível ao software gerar esta informação automaticamente, pois elas dependem do esforço do avaliador nestas etapas da avaliação.

 

A análise dos itens 2, 4, 5 e 6 são gerados pelo INFER-32 e estão disponíveis para verificação nos COMENTÁRIOS na parte inferior de cada um dos itens do RELATÓRIO do software.

 

O primeiro passo é a determinação do GRAU de Fundamentação buscado pelo avaliador. Você fará esta escolha através do menu superior, na aba AVALIAÇÃO, no item CONFIGURAR PESQUISA. Ao abrir o quadro, você determina o GRAU de Fundamentação que deseja atingir, escolhendo-o na parte superior direita.

 

Após esta etapa, EXECUTE A PESQUISA e SELECIONE O MODELO para gerar o RELATÓRIO.

 

No RELATÓRIO, observe os comentários na parte inferior de alguns itens para verificar se o seu modelo atingiu o GRAU de Fundamentação selecionado anteriormente.

 

Segue abaixo os itens do RELATÓRIO do INFER-32 a serem verificados para a validação da Tabela de Fundamentação para o método comparativo por Inferência Estatística da NBR 14653 – Parte 2 (tabela 1).

 

– Item 2 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “ESTATÍSTICA BÁSICA” do relatório do INFER-32. Irá informar a quantidade mínima de imóveis na amostra.

– Item 4 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “ANÁLISE DA EXTRAPOLAÇÃO” do relatório do INFER-32.

– Item 5 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “SIGNIFICÂNCIA DOS REGRESSORES (BICAUDAL)” do relatório do INFER-32.

– Item 6 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “ANÁLISE DA VARIÂNCIA” do relatório do INFER-32.

 

Todos os 6 itens da Tabela de Fundamentação devem ser analisados individualmente. 

 

A pontuação de todos os itens deve ser somada para se verificar em qual GRAU de Fundamentação a avaliação de enquadra. E verifique também os ITENS OBRIGATÓRIOS para o atingimento de cada GRAU de Fundamentação (Tabela 2 da NBR 14653 – Parte 2 da ABNT).