– Como encontrar as informações para formatar “A Tabela de Fundamentação da NBR 14653”?
A Tabela de Fundamentação da NBR 14653 – Parte 2 da ABNT (Tabela 1) para o método comparativo por Inferência Estatística possui 6 itens.
Os itens 1 e 3 se referem à coleta de informações, qualidade da vistoria e caracterização do imóvel avaliando e dos imóveis da amostra, respectivamente:
- Item 1 – CARACTERIZAÇÃO DO IMÓVEL AVALIANDO;
- Item 3 – IDENTIFICAÇÃO DOS DADOS DE MERCADO.
Portanto, é impossível ao software gerar esta informação automaticamente, pois elas dependem do esforço do avaliador nestas etapas da avaliação.
A análise dos itens 2, 4, 5 e 6 são gerados pelo INFER-32 e estão disponíveis para verificação nos COMENTÁRIOS na parte inferior de cada um dos itens do RELATÓRIO do software.
O primeiro passo é a determinação do GRAU de Fundamentação buscado pelo avaliador. Você fará esta escolha através do menu superior, na aba AVALIAÇÃO, no item CONFIGURAR PESQUISA. Ao abrir o quadro, você determina o GRAU de Fundamentação que deseja atingir, escolhendo-o na parte superior direita.
Após esta etapa, EXECUTE A PESQUISA e SELECIONE O MODELO para gerar o RELATÓRIO.
No RELATÓRIO, observe os comentários na parte inferior de alguns itens para verificar se o seu modelo atingiu o GRAU de Fundamentação selecionado anteriormente.
Segue abaixo os itens do RELATÓRIO do INFER-32 a serem verificados para a validação da Tabela de Fundamentação para o método comparativo por Inferência Estatística da NBR 14653 – Parte 2 (tabela 1).
- Item 2 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “ESTATÍSTICA BÁSICA” do relatório do INFER-32. Irá informar a quantidade mínima de imóveis na amostra.
- Item 4 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “ANÁLISE DA EXTRAPOLAÇÃO” do relatório do INFER-32.
- Item 5 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “SIGNIFICÂNCIA DOS REGRESSORES (BICAUDAL)” do relatório do INFER-32.
- Item 6 da tabela 1 da NBR 14653 – Item “ANÁLISE DA VARIÂNCIA” do relatório do INFER-32.
Todos os 6 itens da Tabela de Fundamentação devem ser analisados individualmente.
A pontuação de todos os itens deve ser somada para se verificar em qual GRAU de Fundamentação a avaliação de enquadra. E verifique também os ITENS OBRIGATÓRIOS para o atingimento de cada GRAU de Fundamentação (Tabela 2 da NBR 14653 – Parte 2 da ABNT).