fbpx

Erro: “Nenhum dos modelos pesquisados podem ser aplicados a esta planilha”

Essa mensagem aparece quando o INFER, em função da amostra, que é composta pelas variáveis formadoras de valor e pelos elementos informados, não consegue encontrar um modelo matemático que possa explicá-la.

 

A informação é puramente estatística, não há como encontrar modelos.

 

Neste caso a amostra é inválida e algumas sugestões são avaliar as variáveis, verificar se as mesmas estão selecionadas/configuradas corretamente, se devem ser substituídas por outras, se todos os elementos inseridos são representativos dessa amostra, etc.

 

Caso você esteja certo que as informações inseridas são capazes de encontrar um modelo matemático, efetue a conferência seguindo as seguintes instruções:

 

  • Marque uma coluna para ser a “Variável Dependente” (caso isto ainda não tenha sido feito) e a posição dela deve ser mantida sempre no lado esquerdo, para que ela ocupe a primeira posição.
  • Confira se não há valores zerados em suas amostras ocupando os campos de variáveis numéricas, de equação, qualitativas e dicotômicas.
  • As variáveis de campo texto ou data devem ser desmarcadas para os cálculos. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome da variável e selecionar a opção de “Não usar esta variável”.
  • Todas as variáveis precisam ter um nome, mesmo as que não forem utilizadas.
  • Não é recomendado o uso de caracteres matemáticos ( – + * / ) nos nomes das variáveis, descrições e amostras, em algumas situações apresentando erros até em variáveis não utilizadas. Estes caracteres, assim como Links da web, devem ser removidos ou renomeados.
  • Caso hajam linhas ou colunas que possuam valores zerados elas devem ser removidas clicando nos botões de exclusão que se encontram no lado esquerdo do Módulo de Estatísticas. Como certas planilhas .TXT importadas (ou mesmo a exclusão de linhas e colunas) costumam manter informações zeradas em colunas e linhas abaixo e à direita, é recomendado apagar as últimas linhas e últimas colunas clicando nas opções correspondentes.

Caso o problema persista, reinstale o Infer32.